terça-feira, 4 de maio de 2010

British Petroleum: Do Golfo do México para a costa do Brasil

A BP, que emporcalhou o Golfo do México no pior desastre ambiental dos Estados Unidos, acaba de fechar acordo de US$ 7 bi com o Brasil



A British Petroleum (BP) a mesma da plataforma que explodiu e que ainda não conseguiu deter o vazamento do óleo que compromete fauna e flora marítimas em toda costa sul dos Estados Unidos, confirmou que começará a prospectar águas profundas ao largo da costa brasileira.

O acordo já assinado de US$ 7 bilhões para a aquisição dos ativos internacionais de petróleo e gás da Devon, alardeado pela midia como altamente benéfico aos brasileiros, pode comprometer um dos maiores patrimônios em diversidade biológica, a costa brasileira.

De olho no incalculável lucro da exploração do chamado pressal brasileiro, uma serra pelada petrolífera que pode abrigar até 80 bilhões de barris de petróleo, diversas empresas ocidentais formaram parcerias com a Petrobras a fim de prospectar e desenvolver campos na região.

O acordo com a americana Devon, que detém licenças para prospectar seis blocos em parceria com a Petrobras, na "mais promissora das 'áreas offshore' brasileiras", provê à Britsh Petroleum (BP) uma rota mais rápida e direta para o país.

A triste realidade é que o Brasil, aos olhos dos barões da indústria petrolífera, não passa de uma boa oportunidade de abarrotar ainda mais seus cofres pela exploração do ouro negro, indiferentes ao potencial risco ecológico, uma vez que qualquer acidente é integralmente coberto pela seguradoras.

Toda a costa do Brasil, de norte a sul, há 500 anos saudada pelos poetas pelos seus encantos e maravilhas, pode transformar-se rapidamente em um grande e fedorento Golfo do México, coberto por imensas manchas de óleo. Ambientalistas temem que a ambição do governo brasileiro e das empresas petrolíferas crie problemas irreversíveis ao turismo e à pesca devido a potenciais acidentes com plataformas petrolíferas.

Com o acordo com a Devon a BP pretende ampliar, apesar do acidente no Golfo do México, suas operações no golfo do México e no Azerbaijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário